25/06/07

DEBULHADORA DE MARCA TRAMAGAL!

(clique em cima da foto para ampliar)

Ela faz parte da memória colectiva, duma juventude que ainda se lembra, como elas laboravam, todos os anos, sazonalmente no sítio da Carreirinha das Moças, à saída de Monchique para o Alferce.

A mesma debulhava o trigo, onde o ar era invadido por uma poeira proveniente do pó da espiga.

Tempos passados em que a tecnologia mais avançada veio destronar estas velhas máquinas, que hoje já fazem parte dum passado longínquo.

Memórias de um tempo de infância feliz, e sem problemas, onde tudo era possível para que nos mantivéssemos em permanente aventura, sem preocupações, e onde tudo servia de pretexto para todas as brincadeiras em que o nosso imaginário era fértil.

5 comentários:

Anónimo disse...

É com grande prazer que vejo fotos como estas,sobre a debulhadora marca Tramagal.Pois foi lá que nasci e fui criado.Fotos como esta me recordam familiares que muito fizeram, no fabrico destas máquinas e outras existentes com a mesma marca e MDF( Metakurgica Duarte Ferreira ).
O meu bem Haja a quem tem estas " reliquias" que retratam a nossa história de Tramagalenses e que muito nos orgulha.

Anónimo disse...

É com saudades que recordo esta imagem, pois trabalhei muito nestas maquinas e tenho apenas 24 anos. Adoro tudo o tenha a ver com agricultura, o meu pai tinha uma tramagal igual a esta e sei tudo sobre ele, conheço-a como a palma da minha mão. É pena que a juventude de hoje não conheça estas coisas, pois elas ensinam muito.

NUNO FRANCO disse...

estou a fazer a preparação de um filme para a RTP e gostava de saber um contacto para ver esta debulhadora
o meu tel. é 911748831
obrigada NUNO FRANCO

José LOPES disse...

São enormes as recordações e saudades do tempo em que eu brincava à volta destas màquinas debulhadoras
que operavam la' pelas serras do
caldeirão:Algarve:bem aja a quem as conserva ,pois é uma reliquia para quem as conheceu em laboração.
Pela primeira vez, em Agosto de 1957
chegou ao sitio do JAVALI, S. Braz
de Alportel,a debulhadora da marca TRAMAGAL,puchada por um tractor DUTZ.Que alegria èra.Por isso fabriquei uma maquete de debulhadora, que pode ver no youtube em, apresentation d'une ansienne bateuse à cereale.Um grande abaço a todos admiradores. José Lopes.

José LOPES disse...

São enormes as recordações e saudades do tempo em que eu brincava à volta destas màquinas debulhadoras
que operavam la' pelas serras do
caldeirão:Algarve:bem aja a quem as conserva ,pois é uma reliquia para quem as conheceu em laboração.
Pela primeira vez, em Agosto de 1957
chegou ao sitio do JAVALI, S. Bras
de Alportel,a debulhadora da marca TRAMAGAL,puchada por um tractor DEUTZ.Que alegria èra.Por isso fabriquei uma maquete de debulhadora, que pode ver no youtube iscrito em Françes, presentation d'une ansienne bateuse à cereale.Um grande abaço a todos admiradores desta materia. José Lopes.


Veja as fotos que se encontram, em baixo, no final do blogue!

Todas as fotos são referentes ao concelho de Monchique!

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor

as mesmas são propriedade deste blogue e do seu autor